02/10/2012

Não Voto - Parte Três




Terminei o último postagem  afirmando o seguinte:  “(...)não é com seu voto que as coisas vão mudar”.

Tirando as questões estatísticas que podem vir com esse tipo de afirmação. Vou direto ao que penso.

Conheço poucas pessoas que gostam de assistir horário político, ou ouvir um comício no fim de tarde de domingo, ou se alegrem com os inusitados e diabólicos jingles dos candidatos. Se conheço três pessoas é muito. E não lembro os nomes.

Quando mais de 1 milhão e meio de pessoas gritavam diretas já, eu tinha 4 anos. Aos 16 tirei meu titulo de eleitor e desde então exerço o meu direito do voto a cada dois anos.

Mas e então?!

O que acontece com as escolhas que fazemos nas urnas? Ou o que acontece com as pessoas que escolhemos nas urnas? O procedimento descarado de fraudes, desvio de recursos públicos, enriquecimento ilícito, lavagem de dinheiro, abuso de poder e muita corrupção continuam nos noticiários?

E os partidos? Pra que servem? O que carregam? O que significa Partido dos Trabalhadores? Qual a ideologia ou o que defende o Partido da Social Democracia Brasileira? PHS ? Que partido é esse? Com tantos partidos porque devo acreditar que uma coligação com treze partidos diferentes terá coerência para administrar com retidão uma cidade? E manter os mesmos que estiveram no poder durante quatro anos parece sempre uma boa?

São muitas perguntas e poucas respostas...

Tenho conversado com algumas pessoas nas últimas semanas sobre o voto, e alguém me disse que o Tiririca, deputado federal Tiririca (ops!) tem feito um excelente trabalho. O que não muda nada na minha opinião, pois não foi esperando ser surpreendido que mais de 1 milhão de pessoas o escolheram. O deputado analfabeto funcional (?) faz parte da Comissão de Educação e já apresentou 3 projetos nos seus primeiros 7 meses. Não sei mais o que dizer sobre o Tiririca... Ele declarou em uma entrevista ao Globo: 

“Produzimos pouco porque são 513 deputados comigo… Então, são muitas cabeças pensando diferente”

(...) 300 picaretas com anel de doutor!



Conversei com gente que vota a muito mais tempo do que eu e é fácil perceber insatisfação com o que se tem visto. Sair de casa no domingo e enfrentar um dia de eleição tem se tornado cada vez mais desprazeiroso! Quanta desesperança há no coração de muitos que comparecem ás urnas nos últimos anos.

 Mas gritamos Fora Collor e 14 anos depois ele é eleito pra compor a casa que o cassou: o Senado. Coisas estranhas acontecem nos processos eleitorais no nosso país.

Muito precisa ser mudado em toda a estrutura eleitoral. Mas isso não vai acontecer pois ela beneficia os “esquemas”. E nós sabemos disso!

O teólogo, filósofo, escritor e frade dominicano Giordano Bruno declarou: Que ingenuidade pedir a quem esta no poder para mudar o poder.

O fenômeno tiririca aconteceu pelas benesses do sistema eleitoral, que dá vitória a um candidato graças aos votos direcionados ao partido. Cuma? O quê? Será que é isso mermo?

Que tal conferir... Vê como seu voto pode ser indireto na sua direção!

Um comentário:

  1. "Nada é tão admirável em política quanto uma memória curta."
    John Galbraith

    mas acredito que a Justiça tem uma memória muito farta!

    Beijão. Pri.

    ResponderExcluir