17/10/2012

Quem era o Deus de Renato Russo?






"(...) o seu nome está em tudo e mesmo assim ninguém lhe diz ao menos: obrigado!"
Índios - Legião Urbana




Sempre fui muito curioso a respeito do relacionamento do Renato Russo com o divino. Até que ponto essa koinonia influenciou em canções e norteou decisões ou comportamentos do roqueiro. O deus que ele parece não compreender a trindade na música Índios se revelou a ele? Ou eram somente blefes de uma artista roqueiro do bem?

Não que isso possa mudar a minha visceral admiração pelo que representou/representa a Legião para uma ou duas gerações. E, sim, me encontrar com mais da graça comum e o comum da Graça. Me encontrar com  o possível prazer da busca mesmo sem encontrar.

As nuances de humor a respeito de Deus nas letras escritas pelo Renato vão desde um deus que come crianças em O Reggae até uma ode ao Amor Ágape em Monte Castelo.

Muitas citações colocam a Bíblia Sagrada como fonte de informação a respeito de Deus. E talvez, mais alguém que conhecesse bem os jargões cristãos.

Me parece que Renato olhava pra Deus com certa desconfiança e sarcasmo:
 (...) "e há tempos nem os santos tem ao certo a medida da maldade" - Há Tempos

Mas também com reverência e compaixão:
  (...) "quem me dera ao menos uma vez
entender como um só Deus ao mesmo tempo três
e esse mesmo Deus foi morto por vocês
e sua maldade então deixaram Deus tão triste. Índios

Vou parar aqui... quero pensar mais sobre isso...
Comente, me ajude, curta, retransmita, compartilhe.
Só mais um trechinho:




Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo
Tende piedade de nós!
Cordeiro de Deus, que tirai os pecados do mundo
Daí nos a paz!

Se fiquei esperando o meu amor passar - Legião Urbana


André Limax








Sarau Para Ty Especial Legião Urbana
dia 26/10 (sexta)... participe!

mais informações aqui



Nenhum comentário:

Postar um comentário